A terra tremeu em Arraiolos... e em Portugal



A semana tinha acabado de começar... uma segunda-feira que tinha tudo para ser um dia como qualquer outro nesta pacata vila alentejana. Mas a manhã foi interrompida por um forte abalo sísmico. Pouco passava das 11h50 quando a terra tremeu com muita intensidade e não deixou ninguém indiferente. 

Já estava acordada há algum tempo, mas a manhã gelada fez com que optasse por não sair de casa. Estava no quarto, deitada sobre a cama, quando surge um som debaixo do chão. Olho em redor e tudo tremia, os perfumes tilintavam, o sofá movia-se de lugar e fiquei em pânico, só me lembro de colocar as mãos na cabeça e pensar que a casa iria cair e íamos morrer. Aliado ao som do sismo ainda surgiram outros barulhos, que depois conseguimos perceber que foram a porta do forno do fogão que abriu e uns quadros que caíram. 

Nestes instantes, em que fico imóvel, o telemóvel toca. Saltei da cama e atendi. Do outro lado, a minha mãe gritava para fugir para a rua, que a terra estava a tremer. Corri para o quintal e vi o meu gato debaixo da mesa, agarrado ao pé da mesa, também ele a tremer de medo. 

A terra tinha parado de tremer, mas no exterior as vizinhas corriam de um lado para o outro e os cães uivavam.

Do outro lado da vila, as escolas básica e secundária foram evacuadas. Os professores mandaram os alunos colocarem-se debaixo das secretárias e posteriormente dirigirem-se para o campo de futebol, mas algumas pessoas foram assistidas por equipas de INEM, com crises de  pânico. 

No espaço de uma hora as equipas das principais estações televisivas instalaram-se na praça principal e davam conta que o epicentro do sismo tinha sido no concelho de Arraiolos. Um sismo de magnitude 4.9 na escala de Richter foi sentido de norte a sul de Portugal. 

Entre as 12h00 e as 14h00 houve mais 4 réplicas de baixa intensidade, mas que foram registadas pelo IPMA. 

E vocês, sentiram o sismo? 

2 comentários :

  1. Moro em Caldas da Rainha e não senti nada, andava a fazer limpezas, embora todos os vizinhos tenham sentido... E olha que em mim é bastante estranho, pois até sismos de intensidade muito fraca eu costumo sentir... Imagino o susto que foi aí, mesmo no epicentro :(

    ResponderEliminar
  2. Aqui eu não senti, Brejos do Assa, Palmela. Mas tenho sentido outros que passam aqui pela Península de Setúbal.

    ResponderEliminar